O que significa servir a Deus com temor e tremor? – ANDRÉ SANCHEZ

Um dos textos que expressa essa ideia de temor e tremor a Deus é Filipenses 2:12: “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor”.

 O que observamos inicialmente são o uso de duas palavras: temor, que significa “medo” e tremor, que significa “estremecer de medo”. Não parece muito lógico que alguém possa desenvolver a salvação e a sua fé em Deus estremecendo de um medo paralisante, certo? Então, o que temos é algo mais profundo do que isso, que precisamos analisar melhor.

Essa expressão “temor e tremor” geralmente é usada para expressar não uma ideia de pânico ou medo descontrolado ao ponto da pessoa estremecer descontroladamente, antes, é usada como uma expressão que aponta uma atitude de grande respeito e reverência diante de Deus ou de alguém muito importante. O foco aqui é trazer às pessoas a reflexão de sua pequenez diante do Deus todo poderoso e fazê-las perceber que diante de um Deus tão grandioso não se espera outra atitude senão humildade, reverência, honra e outras atitudes semelhantes. Atitudes de orgulho, presunção, altivez e coisas do tipo não são aceitas diante de Deus: “…pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6).

Muitas pessoas levam a expressão temor e tremor ao pé da letra e acabam tendo um grandioso medo de Deus, como se Ele fosse um soberano rei castigador que se alegra com cada erro que dá a Ele o direito de castigar e trazer desconforto à pessoa. Tal imagem de Deus, porém, não é bíblica e está muito distante do que Ele realmente deseja de cada um de nós. O livro de Salmos lança luz a essa questão e nos traz a real ideia do temor e tremor de Deus: “Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor” (Salmos 2:11). Servir ao Senhor com temor e alegrar-se nele com tremor expressa como podemos nos relacionar com Deus da forma como Ele deseja, ou seja, com humildade, reverência, honra e não com um medo paralisante e atitudes altivas que o desagradam.

Para finalizar, temor e tremor são usadas na Bíblia não só com respeito a Deus, mas também em outras situações, quando a pessoa queria mostrar humildade e reverência diante de alguém importante, como o Apóstolo Paulo à igreja de Corinto: “E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós” (1 Coríntios 2:3).

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s