Aprenda o que a igreja é antes de tentar plantar uma – Nathan Knight

Então, você está pensando em plantar uma igreja.

Do que você acha que precisa? Do evangelho? Sim. Do poder capacitador do Espírito? Sim. De uma igreja que o envie? Sim. De outras pessoas para irem com você? Sim. De algum dinheiro? Provavelmente.

Mas, e quanto a uma eclesiologia robusta?

A eclesiologia não pode ser suposta nem deve ser considerada uma distração para a “missão” do plantador de igrejas. Também não pode ser um tipo de complemento que você acrescenta aqui e ali conforme tiver necessidade. Antes, a eclesiologia deve informar, instruir e até mesmo estimular a missão de plantar igrejas para a glória de Deus.

Em outras palavras: plantador de igrejas, você precisa de uma eclesiologia robusta que esteja bem estabelecida antes de começar a tentar plantar uma igreja.

Uma igreja é mais do que uma reunião de pessoas em torno de um ponto de pregação e louvor. Existem diretrizes bem definidas que nos foram dadas pelo Senhor. Essas diretrizes distinguem os cristãos do mundo, de modo a prefigurarem uma cidade melhor na qual todos nós viveremos por toda a eternidade. Devemos dedicar tempo para pensarmos nessas diretrizes e cuidadosamente instituí-las para o bem do nosso próximo e para a glória de Deus.

Plantamos a igreja Restoration [Restauração] aqui no Distrito de Columbia, em 2010. Permita-me acompanhá-lo através de quatro das perguntas que nos foram instrutivas quando começamos o nosso trabalho.

1. O que é uma igreja?

Essa pergunta parece ridiculamente simplista, mas respondê-la provou ser uma das coisas mais úteis que fizemos.

Nosso estudo bíblico era uma igreja? A reunião de pessoas com música e pregação era uma igreja? Como sabemos que “fomos bem-sucedidos” em plantar uma igreja?

Ao simplesmente analisarmos a palavra “igreja” (ekklessia) na Bíblia, aprendemos que a igreja era uma assembleia de pessoas “chamadas”.

Também achamos a definição clássica maravilhosamente prática. Essa definição exige três coisas antes de uma reunião de cristãos ser considerada uma “igreja”:

• A pregação correta da Palavra de Deus (Proclamar o evangelho)

• A administração correta das ordenanças (Representar o evangelho)

• Exercer a disciplina eclesiástica restauradora (Proteger o evangelho)

Munidos com essa definição e essas três descrições, soubemos com o que nosso objetivo e sucesso se pareciam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s