AS TRÊS TAREFAS DE CRISTO- Roberto Lay

20131112_213530

Quando Cristo veio a este mundo, enviado pelo Pai, Ele recebeu três tarefas. Para cumprir estas tarefas, Ele precisou de um corpo. Quem lhe ofereceu o corpo foi Maria. Maria foi usada por Deus para trazer o Salvador ao mundo. O menino recebeu dois nomes: Jesus Cristo. Jesus representa a natureza humana, herdada de Maria e Cristo, a natureza divina, porque Ele é a segunda pessoa da Trindade, que se fez carne e habitou entre nós. Por isso Ele pôde cumprir as duas primeiras tarefas neste corpo que Ele recebeu de Maria.

1. A primeira tarefa: TRAZER O REINO DE DEUS ATÉ NÓS
O Reino de Deus é um sistema e um estilo de vida totalmente oposto ao Velho Testamento. O resumo da constituição do Reino está no Evangelho de Mateus 5,6 e 7 – O Sermão da Montanha.
Precisamos ler e reler o Sermão da Montanha, porque é muito fácil sermos envolvidos pelos valores deste mundo.
Em Mateus 5 Jesus redefine o que é felicidade, o que é bem-aventurança. Bem-aventurado neste texto, numa tradição mais moderna como NTLH, é feliz.
No versículo 3 Jesus diz que “Feliz são aqueles que são espiritualmente pobres, porque o Reino de Deus é deles”. Quem se faz pobre é rico espiritualmente perante Deus. Você precisa se esvaziar para que Ele possa encher você. Portanto, o nosso ego precisa morrer, precisa ir para a cruz.
“Felizes as pessoas que choram porque Deus as consolará” (v.4). Choro é para os fracos. Homem que é homem não chora. Isto é o que aprendemos. A pessoa forte é a que faz o outro chorar. Mas no Reino de Deus é diferente porque os valores do Reino de Deus são diferentes dos valores deste mundo.
“Felizes as pessoas humildes porque receberão o que Deus tem prometido” (v.5). Humildade não é característica do Reino deste mundo. No reino deste mundo as pessoas querem mostrar quem elas são, querem mostrar, através da vaidade, da soberba, o seu grande poder. O cidadão do Reino de Deus é uma pessoa humilde. Isto não quer dizer que ela é pobre. A pessoa humilde pode ter um bom carro, uma boa casa, mas isso não é o ponto alto de sua fidelidade.
“Felizes as pessoas que tem sede de fazer a vontade de Deus” (v.6). No capítulo seguinte, Jesus ensina a orar: “Venha o Teu Reino, seja a feita a Tua vontade, aqui na terra como ela é feita no céu”. Os discípulos de Jesus são aqueles que trocaram os valores deste mundo pelos valores do Reino de Deus.
Não ter tempo para as coisas de Deus é uma questão de prioridade. Quando algo é prioridade nós temos tempo, dinheiro para realiza-la.
O Reino de Deus não é uma doutrina, é um estilo de vida.
“Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, que têm um coração puro, que trabalham pela paz” (v.7-9).
“Bem-aventurados aqueles que sofrem perseguições” (v.10). O Reino de Deus é deles por fazer a vontade de Deus.
“Felizes são vocês quando os insultam e perseguem.” (v.11). “Fiquem alegres e felizes porque uma grande recompensa está guardada para vocês”(v.12). “Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.
Vamos fazer uma análise rápida de Mateus 5,6 e 7 para verificar como Jesus faz essa ponte entre o A.T e o N.T.
Na sequência dos v. 21-48 de Mateus 5 nós podemos ver o “antes” e o “depois”, porque Jesus diz que antes era assim e depois é assim.
No vers. 21 Ele fala do ódio, do adultério, do divórcio, do juramento, da vingança.
Vamos analisar só a questão da vingança (v.38-42). São quilômetros de bênçãos. O Posto Ipiranga tem “quilômetros de prêmios”. O Reino de Deus tem quilômetros de bênçãos. Bênçãos que vão se multiplicar. E você vai poder resgatar esses pontos, não no posto Ipiranga, mas no Reino dos Céus. Precisamos ter o cuidado de cumprir, não como um dever religioso, como os hipócritas fariseus e saduceus. Que tenhamos um coração sincero e obediente ao Rei. Jesus diz: “Antes era assim, agora mudou tudo”.
No capítulo 6:19 Jesus diz: “Não ajunteis riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, onde ladrões roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu”.
Ele resume todo o capítulo 6 no vers. 33. Em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus. Quando o Reino está em primeiro lugar na sua vida você será sal e luz onde quer que estiver, no trabalho, na família, na faculdade.
Quando buscamos o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar as demais coisas nos serão acrescentadas.
No capítulo 7 vamos encontrar a lei de ouro, no vers. 12: “Se você quer receber honra, honre; quer ser respeitado, respeite. Você quer que seus filhos lhe respeitem, respeite seu líder de célula.
Vamos terminar com 7:21-23. Expulsar demônios e pregar o Evangelho não é fazer mal. Mas se não brotar de um coração obediente, de cidadão do Reino de Deus em obediência ao Rei, não vale nada.
2. A segunda tarefa: Morrer por nós
Ele morreu na cruz por nós para perdoar os nossos pecados. Esse é o exemplo máximo de servo. Você já viu um Rei que deu sua vida para salvar seus súditos?
3. A terceira tarefa: Levar o Evangelho aos quatro cantos da terra
Ele não podia cumprir essa no corpo recebido por Maria; nem mesmo no corpo ressuscitado e glorificado. Ele precisava de um novo corpo. Ele prometeu que subiria aos céus, mas voltaria para habitar neste corpo. Ele prometeu que subiria aos céus, mas voltaria para habitar neste corpo. Eu e você vamos cumprir a terceira tarefa. Estamos cumprindo com Ele, sob a liderança dele.
Cada vez que nos encontramos na célula Ele está presente. Ele é o líder na verdade. O líder da célula não é responsável por edificar todo mundo na célula. Quem edifica o corpo é a cabeça do corpo, que é Jesus Cristo.
Jesus é a cabeça e Ele é responsável de usar os membros do corpo para edificar uns aos outros. Cristo se revela na fraqueza do seu povo. Como João Batista disse: Convém que Ele cresça e que eu diminua.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s