VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA 1 – JOHN WALKER

passion-brasil

AULA INTRODUTÓRIA
Meu propósito é ajudar os irmãos a receberem uma experiência de revelação pessoal na palavra. Sinto um grande desejo que sejam levantados homens com uma palavra viva.
1Co 15:45 – Nós vivemos em Cristo, mas ainda somos almas viventes. E uma alma vivente não dá vida; tem vida, mas não dá vida. O espírito vivificante dá vida. Esta é a diferença. Muitos crentes são vivos, graças a Deus, mas não estão se reproduzindo, não estão vivificando outros.
O homem natural, Adão era vivo, o segundo homem, Cristo, foi vivificante. Isto é necessário para qualquer ministério. Ele não só precisa ter vida, mas dar vida para outros. Este é o nosso chamamento: receber vida e dar vida para outros; ser um espírito vivificante. O batismo do Espírito é para isto mesmo, para vivificar outros pelo Espírito de Jesus que habita em nós. Podemos ter o Espírito de Cristo mas não ser vivificantes.
Porém, o espírito vivificante está sempre dando vida e fluindo aos outros. E a fonte desta vida é a Palavra de Deus. Nós precisamos estar sempre recebendo vida na Palavra de tal forma que possamos transmiti-la a outros. Não há necessidade de preocupar-se em obter um ministério, pois se você está dando vida para os outros, já é um instrumento de Deus.
A palavra viva é essencial para sustentar e desenvolver a nossa vida e para dar vida aos outros.
POR QUE ANDAR COM DEUS?
Quero falar sobre vários homens da Bíblia que andaram com Deus e conversaram com Ele. Há um ditado que diz: “ Quando Deus está para fazer alguma coisa importante no mundo, Ele começa a procurar uma pessoa com quem Ele possa andar e conversar e estabelecer uma comunhão íntima e pessoal.
A mente humana nos leva a pensar que o mundo é sustentado por leis e princípios rígidos e imutáveis. Daí a necessidade de estudar e descobrir estes princípios. Mas o importante mesmo, é que Deus quer comunhão com alguém, para que através desta comunhão Ele possa transformar a sua vida e, finalmente o mundo inteiro.
Há outra expressão importante: “o escândalo da particularidade”. Para o homem moderno, os cientistas, e os intelectuais, é um escândalo o que Deus quer e sempre quis fazer. É um escândalo para o homem de filosofia ou de ciência, pois ele acha que todo o mundo é dominado e leis imutáveis. Por isto, eles dedicam inteiramente aos estudos para serem capazes de aplicar e seguir estas leis.
Dessa forma, as pessoas mais inteligentes se sobressaem no mundo. E isso faz com que elas estudem ainda mais. Por que temos que ir à faculdade? Porque o mundo é governado por essa leis que se estudam na faculdade, onde reina o ambiente de intelectualidade… E o mundo está se tornando mais e mais assim.
Deus, porém, está procurando, desde o início, outra coisa. Ele quer achar um homem. Basta um homem! Com ele toda a história de sua época pode ser mudada. Tanto na história da Igreja, quanto na história secular, encontramos homens chaves em cada época, que mudaram o mundo porque receberam uma revelação. Muitas vezes, até mesmo homens profanos, sem nenhuma revelação das coisas de Deus, recebiam uma revelação diferente.
Veja Cristovão Colombo! Todos diziam que era impossível fazer o que ele pretendia. Diziam que o mundo era como um prato, e que não era redondo. Mas ele saiu porque tinha uma certeza que, como diziam os antigos gregos, o mundo era realmente redondo. É por causa dele que estamos aqui, os europeus estão ocupando as terras do índios, porque Cristovão Colombo teve uma idéia.
Martinho Lutero afirmou: “Vou crer na Palavra de Deus”. E desafiou a maior organização do mundo. Sozinho! Ele tinha uma revelação. E agora Deus está procurando homens assim, com uma revelação para essa época. Homens que vão transformar o mundo e prepará-lo para o maior acontecimento na história – a segunda vinda de Cristo. Aleluia!
Queremos analisar vários homens da Bíblia que encontraram com Deus pessoalmente! Isto servirá de incentivo para as nossas vidas, para fazermos a mesma coisa. Deus está procurando homens hoje, com os quais Ele possa andar e conversar, justamente porque quer fazer algo importante nestes dias.
1. ADÃO
Gn 1:26,27 – Deus começou o Seu plano quando fez um outro ser semelhante a Ele. Por que?Para ter comunhão. Ele não podia ter comunhão com um ser que não fosse semelhante a Ele, ou que não estivesse na Sua imagem. Será que nós poderíamos ter comunhão com um cachorro? De fato, pode haver uma espécie de comunhão, mas há uma comunhão especial entre dois seres semelhantes, e por isso Deus criou um outro ser na Sua imagem. Criou o homem para este propósito, para ter comunhão junto.
Deus passeava toda tardinha no jardim para ter comunhão com o homem que Ele criou na Sua imagem para este propósito. Deus queria comunhão todos os dias, mais ou menos à tarde, quando o dia findava. Assim podiam conversar sobre o que Adão fizera aquele dia e trocavam idéias sobre o próximo dia. Mas quando ouviram a serpente e comeram o fruto proibido, perderam aquela comunhão. No entanto, isto nos mostra que Deus queria com o primeiro homem: andar, passear e conversar com ele.
2. ENOQUE
Olhemos para o segundo homem do nosso estudo: Enoque. Gn 5:22 – Este versículo nos chama a atenção, pois ele é o único que fala deste modo; todos os outros falam: “viveu fulano”; mas aqui diz que Enoque “andou com Deus”. Não só “viveu”, mas “andou”. Enoque foi diferente, separado dos outros. Todos os outros viveram, mas ele andou com Deus.
Isto causou um grande problema naquela época, pois ele desapareceu. Ninguém sabe o que acontecerá quando você começar a andar com Deus. Pode começar a surgir problemas em sua vida inclusive. Devemos pensar bem, pois Deus não é brincadeira.
No versículo 23 vemos que os anos de Enoque foram exatamente o número de dias contidos num ano: 365. E isto tem um significado. Ele viveu um ano de anos, exatamente, e depois sumiu. Foi uma vida perfeita. Os outros viveram 800 ou 900 anos, mas não chegaram a completar um dia do Senhor de mil anos (2Pe 3:8). Deus falou que no dia que desobedecessem morreriam. De fato todos morreram antes de completar um dia, um dia de mil anos. Mas Enoque viveu apenas 365 dias aqui na terra.
No versículo 24, diz que: “Não apareceu mais”. Deus gostou tanto daquela comunhão com Enoque que disse: “Venha comigo, tenho tanta coisa para falar com você. Aqui há muita distração e devemos ter comunhão ininterrupta”. Assim ele foi com Deus.
Jesus também quer ter este relacionamento com Sua Igreja. Enoque foi uma figura, um símbolo do arrebatamento da Igreja (1Ts 4:17). Quando Jesus aparecer, nós vamos sumir com Ele, mas não para sempre. Nós vamos estabelecer o Reino de Deus na terra. Mas haverá o arrebatamento, assim como Enoque foi arrebatado. Aleluia! Deus o tomou porque queria mais comunhão além do que já tinham.
Vamos ver alguma coisa interessante sobre Enoque no livro de Judas. Aqui diz que Enoque andou com Deus e recebeu ma visão da segunda vinda de Cristo. Mesmo no início do mundo ele recebeu uma visão do fim. Isto para Deus é nada! Ele pretende nos dar maior visão ainda, pois estamos pertinho do fim. Enoque foi o sétimo homem e recebeu a visão registrada aqui: Jd 14,15. Ao andar com Deus, Enoque não só teve comunhão mas recebeu informações. Os planos de Deus lhe foram revelados. Ele viu Jesus voltando ao mundo com milhares de seus santos para julgá-lo. Então vale a pena andar com Deus.

3. NOÉ
Gn 6:7 – Deus criou o homem para ter comunhão, mas agora Ele vai destruí-lo. “Não posso aceitar os homens como estão”. Assim Deus mudou seus planos. Ele tem uma natureza que pode mudar. Ela não tem regras e leis como pensamos. Seu ser é como o nosso. Ele se ira, tem ciúmes, se alegra, gosta de comunhão e de amar um outro ser semelhante a Ele. Quando Deus não encontrou o relacionamento íntimo que desejava, Ele resolveu destruir o homem.
Mas veja o versículo 8. “Noé achou graça diante de Deus”. Ele achou um homem, só um homem no mundo inteiro, e isto salvou o mundo. O homem não foi totalmente destruído porque Deus achou um homem que lhe agradou. Ele procura homens hoje que Ele possa usar para salvar sua cidade. Se você tem uma revelação e anda e conversa com Deus, orando no Espírito, Ele opera. Isto é ser o sal da terra e a luz do mundo. A revelação de Deus é o próprio Deus. A Sua Palavra é Deus na cena da ação.
Versículo 9 – “Noé andava com Deus”. Que quer dizer isto? Significa ter comunhão, andar e conversar com Deus; é saber o que Deus está falando a nós. É o homem falando, e Deus entendendo e respondendo. Não é uma oração comprida seguida por uma espera incerta. Pode ser às vezes uma oração de poucas palavras, mas que produza uma resposta definida. Há um pensamento e uma palavra definidos. Deus responde e tudo fica acertado. Assim podemos andar em acordo com Deus. Ele fala “faça isto”, e nós fazemos. “Mude para aquela cidade”. Eu pergunto: “Para que”? “Depois Eu te digo”. Daí eu mudo e Deus fala mesmo, pois estou andando com Ele.
Gn 6:10-14 – Deus deu detalhes de algo definido a Noé. “Eu vou destruir a terra, mas como você me agradou, vou lhe explicar o que deve fazer para salvar o mundo. Você fará uma arca de tais medidas e a fará assim e assim…” Ele explicou exatamente o que Noé tinha que fazer. Noé ouviu e fez tudo detalhadamente na prática como lhe foi ordenado. Ele fez uma arca. Muitos acham que até aquele tempo não havia chovido ainda. Como ninguém conhecia a chuva ainda, ele a fez pela fé como fala Hebreus 11. Para que uma arca com betume? Para demonstrar a fé que ele adquiriu ao andar com Deus. E, nestes dias, andando com Deus, nós vamos fazer coisas pela fé também.
Gn 7:1 – Noé andou com Deus, ouviu a Sua voz e obedeceu; por isso entrou na arca para salvar a sua família e o futuro da raça humana. Acontecimento muito grande este, de Deus achar um homem com quem ele podia andar e conversar.
4. ABRAÃO
Gn 17:1 – Vejamos a vida de Abraão. Vale a pena esperar 10 anos para ter uma conversa com Deus. Nenhuma outra conversa é tão importante. Ela é o começo de um andar com Deus e isso aperfeiçoa a nossa vida. O segredo de ser perfeito é andar com Deus, é o caminho da perfeição.
Gn 18:17 – Deus não escondeu nada do que ia fazer a Abraão porque eles andavam juntos.
Versículo 18 – Por que Abraão foi um instrumento de abençoar as nações da terra? Porque andou com Deus, ouviu Deus.
Tg 2:23 – É só crermos no que Deus fala e somos justos! Abraão foi chamado “amigo de Deus” porque ele andou com Deus. Ele tinha comunhão com Deus. Por isso foi chamado em três lugares diferentes na Bíblia de “amigo de Deus”. Isto é uma confirmação porque na boca de duas ou três testemunhas toda a palavra será confirmada (Is 41:8; Tg 2:23). Ele creu em Deus e foi justificado e foi chamado “amigo de Deus”.
Jo 15:15 – Vamos ver alguma coisa sobre amigos. Jesus está falando com seus amigos. O servo só obedece, mas Estée o começo. Todos devem começar servindo sem saber muito. Não é permitido saber tudo de vez. Mas se ele continuar, se torna um amigo. Jesus quer justamente isto. A sua vontade é falar aquilo que ouve do Pai a nós. Ele que falar conosco como seus amigos, compartilhar o que vai fazer estes dias. Quem vai ouvir a voz do Senhor? Quem vai buscá-lo? Ele não só quer falar, mas ouvir a sua resposta, como Isaías respondeu: “Eu vou”.
5. MOISÉS
Ex 33:11a – Passemos para Moisés. Deus está procurando amigos, desde o início. Ele procurou em Adão, Enoque, Noé, Abraão, Moisés.
Nm 12:6-8 – Esta Expressão “face a face” não significa que ele viu a face de Deus, mas que eles conversavam boca a boca. A visão clara do rosto de Deus implicará em morte. Podemos ver a sua forma e conversar boca a boca, mas o rosto dele não pode ser visto, porque mostra a perfeição de Deus, então morreríamos. Pessoas como João e Daniel caíram só de ver um anjo. Nesta passagem vemos também o contraste feito por Deus entre visões, sonhos, profecias e uma conversa direta entre homem e Deus.
Em Dt 34:10-12 vemos mais uma coisa sobre Moisés. O seu relacionamento com Deus era íntimo, conheciam um ao outro. Todo o Israel ficava em pé, nas portas de suas tendas, enquanto Moisés ia conversar com Deus! Nas igrejas hoje é a mesma coisa, todo mundo fica esperando que o pastor ouça de Deus. E se o pastor não ouvir? Pelo menos Moisés ouvia a Deus. O pastor precisa ouvi de Deus, mas Deus quer muitos amigos que vão ouvir e concordar com Ele. Toda a história de Israel foi mudada através desta amizade entre Moisés e Deus.
6. ELIAS
Vamos falar sobre outro amigo de Deus: Elias. Ele matou todos os profetas de Baal. Jezabel não gostou e ordenou a sua morte. Vemo-lo assim: uma hora cheio do Espírito de Deus e outra hora com medo de uma mulher. Mas esta é a nossa natureza. Então ele fugiu e adormeceu debaixo de uma árvore. Ele tinha ouvido alguma coisa no seu caminhar com Deus sobre ser arrebatado como Enoque. Notamos isso na sua pergunta para Deus: “Por que eu não posso morrer como qualquer outro homem?” Ele disse isso porque já tinha ouvido de Deus que nãi ia morrer mas que andaria com Deus até os céus. Ele discute com Deus: “Não, eu estou cansado desta vida, quero morrer como qualquer outro homem. Não posso?”
1Rs 19:7-8 – Este é o mesmo monte onde Moisés recebeu as tábuas com os dez mandamentos, Monte Sinai e Monte Horebe são os mesmos. Parece que Elias queria uma grande revelação de Deus, por isso correu para o monte de Moisés. Foi natural para ele pensar neste monte, pois ali Moisés encontrara com Deus
Versículo 9 – Deus sabia o que Elias estava fazendo mas Ele gosta de conversar e queria ouvir a voz de Elias. “O que você está fazendo aqui”? Ele queria que Elias expressasse os seus pensamentos. É sadio expressar os pensamentos; muitas vezes não o fazemos e ficamos doentes. É muito importante compartilharmos com Deus de uma maneira que Ele fala e nós falamos. Precisamos conversar.
Deus perguntou: “ O que fazes aqui?” E Elias reclama (v. 10,11). Podemos ter um vento grande e até um terremoto e não ouvir de Deus. Elias queria ouvir de Deus como Moisés, com terremoto, fogo e vento. Mas ele não pôde ouvir como Moisés porque temos que andar com Deus da maneira que ele quer, de maneira especial. Por isso existe o “escândalo da particularidade”. Deus quer uma coisa particular conosco. Uma coisa singular, definida, diferente com cada um, como nós também não podemos tratar nossos filhos da mesma maneira, porque têm naturezas diferentes. E Deus quer fazer isso conosco. Ele tratou com Elias de maneira bem diferente que Moisés.
Versículos 12-13 – Às vezes Deus está no fogo, e às vezes não está. Ao ouvir aquelas voz mansa, Elias saiu e disse: “Agora reconheço a voz do meu Senhor”. E Deus disse: “O que fazes aqui Elias? Vamos conversar de novo, agora com melhor base, porque você entendeu quem eu sou”. E eles conversaram assuntos que atingiram várias gerações. Coisas que só se cumpriram na vida de Eliseu, seu sucessor. Muitas vezes a Palavra do Senhor demora um pouco, porém sempre se cumpre.
7. DAVI

At 13:22 – Deus está falando que achou Davi, o homem segundo o seu coração. Deus gosta de falar, “achei”. Isto é a demonstração de sua procura. Ele procura, hoje, homens e mulheres, pedras lavradas, prontas para acharem seus lugares na casa de Deus. Deus não quer homens e mulheres só para aprender da Bíblia. Isto é insuficiente. Porém, se houver pedras lavradas, preparadas para encontrarem com Deus, só dependerá da nossa correspondência a ele para sermos achados como Davi, um homem segundo o coração de Deus. Um grande evangelista do século passado, D. L. Moody disse: “Eu quero ser aquele homem”. Ainda hoje se fala nele. Ele transformou sua geração; cidades foram transformadas, grandes foram tocadas por sua vida. Ele não era culto, mas havia encontrado com Deus.
No Salmo 27 vemos como Davi pensava no seu Senhor, e como ele tinha o coração segundo o coração de Deus. Podemos aprender com ele.
Sl 27:4 – Não há coisa melhor: morar na casa do Senhor todos os dias da nossa vida e inquirir no seu templo. “Inquirir” é uma palavra bonita. Ela significa investigar, saber mais. Davi queria isto e foi chamado “homem segundo o coração de Deus.
No versículo 8 vemos claramente o propósito de Deus. Ele quer comunhão. Quando ele fala: “Busca a minha face”, deseja que respondamos: “Eu buscarei teu rosto”. Podemos perder muitas coisas; pois isto custa um preço, mas só perdemos as coisas que nos atrapalham.

8. MARIA
Vamos ver agora a vida de Maria. Deus também quer conversar com mulheres. Você sabia que o primeiro evangelista foi uma mulher, Maria? Ela foi a primeira a chegar do sepulcro com as notícias da ressurreição.
Lc 10:38,39 – Maria ficava aos pés do Senhor, ouvindo suas palavras. Nos versículos 40-42 há uma mensagem para nós, porém não a praticamos. Ao invés de criticarmos Marta e elogiarmos Maria, vamos praticar o que Maria fez. E isto resultará em muito serviço. Nunca ficaremos à toa. Jesus não ficava parado. Ele andou e trabalhou muito, mas para isto Ele primeiro ouviu de seu Pai, muitas vezes durante uma noite inteira.
9. JOÃO
Jo 13:23 – Vamos encerrar este estudo falando sobre João. Por que Jesus amava João? Porque ele estava sempre reclinado sobre seu peito. Certa vez um irmão disse que João estava sempre reclinado no peito de Jesus porque ele era filho do trovão. Ele tinha tantas coisas erradas que precisavam ser consertadas que necessitava ficar ali para pedir perdão. Foi João que perguntou se Jesus queria que eles chamassem fogo do céu para destruir aquela cidade que não os acolheu. De qualquer maneira ele achou Jesus e ficava pertinho dEle,e Jesus amava aquela comunhão com ele.
Versículos 24-26 – Simão Pedro, como sempre, estava perguntando, querendo saber uma coisa de Jesus. E João era a pessoa indicada para saber as coisas de Jesus porque estava sempre pertinho dele.

PERGUNTAS PARA REVISÃO
1. Quando Deus está para fazer algo importante no mundo, o que Ele procura primeiro?
2. Qual a diferença entre o método humano e o método de Deus em fazer coisas?
3. Os grandes homens da bíblia eram bem diferentes uns dos outros. Que aspecto comum os fez sobressair entre o resto dos homens?
4. Porque não podemos esperar que nosso relacionamento com Deus seja semelhante ou igual ao relacionamento que outros homens tiveram com Ele?
5. Para quem Deus revela seus propósitos e planos?

Anúncios

2 comentários sobre “VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA 1 – JOHN WALKER

  1. Entre na página da livraria da Impacto Publicações. Lá você vai encontrar todo o material escrito por John Walker.
    /www.revistaimpacto.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s