O LÍDER COMO PASTOR DA CÉLULA – PARTE 5 – Edilberto Pereira Luz

lobo-em-pele-de-cordeiro

Quinto princípio do pastoreamento na célula: Proteger as ovelhas
Ovelhas precisam ser protegidas. Elas não sabem como se defender dos vários ataques que vem contra elas no dia a dia. Nossas ovelhas são atacadas de várias maneiras: por lobos que vem de seitas heréticas, demônios que vem oprimi-las, perseguições em casa, tentações, etc.
Em João 10:10, Jesus deixa claro que todos os ataques vem de uma mesma fonte: o ladrão, Satanás. Ele é o nosso inimigo e seu trabalho é matar, roubar e destruir. Ele vai tentar roubar a paz, a fé, o entusiasmo, a alegria, para ver se consegue matar nossos sonhos, nosso compromisso com Deus e com o Seu Reino e, finalmente matar nossa vida espiritual, levando-nos de volta para as trevas de onde viemos.
A Palavra de Deus também nos mostra em Efésios 6:12 que a vida cristã é uma guerra. Essa guerra não é contra pessoas de sangue e carne, mas contra espíritos malignos que agem  contra em vários níveis diferentes. Nossas ovelhas estão o tempo todos enfrentando batalhas espirituais e muitas vezes nem estão preparadas para enfrentar esses ataques. Por isso elas precisam de proteção.
Em 1Pedro 5:8-9 a Palavra de Deus nos orienta sobre como podemos proteger nossa célula, ou seja, nosso pequeno rebanho dos ataques que Satanás lança contra nós:
1. Manter nossas ovelhas sóbrias – Sobriedade é sinônimo de equilíbrio. Quando uma pessoa começa a frequentar a célula o líder-pastor vai encaminhá-la para discipulado básico que envolve o estudo do livro Cidadão do Reino, o envio para o Encontro com Deus e o batismo. Assim, ela vai se firmar na sua fé e vai estar num estado de sobriedade quando for atacada pelos vários dardos inflamados do maligno. A firmeza na doutrina bíblica vai protege-la das investidas de Satanás na sua mente e através de falsos doutrinadores que tentarão afastá-la da fé genuína.
2. Ensiná-la a vigiar – A sobriedade deve ser acompanhada de vigilância. O Líder-pastor vai orientar suas ovelhas a desenvolver diariamente o seu TSD. O tempo a sós com Deus vai manter as ovelhas vigilantes em relação à aproximação do inimigo. O contato semanal com um discipulador também será importante para que ela possa tratar rapidamente das tentações e de pecados que ela por ventura cometer. O discipulado integrado que ela receberá na Escola de Ministérios e nas Celebrações, somados ao discipulado um a um que ela receberá durante a semana vai mantê-la vigilante em relação à aproximação do inimigo.
3. Treinar as ovelhas para resistir ao diabo firmadas na fé – O diabo anda ao derredor, por isso precisamos aprender a resistir a ele. O inimigo é feroz. Ele não tem escrúpulos. Ela vai atacar sem piedade. Esses ataques podem ser físicos, emocionais, espirituais. A fé na Palavra de Deus, vai proteger as ovelhas desses ataques. Assim, o Líder pastor vai motivar suas ovelhas a ler a Palavra de Deus, a estudar a Palavra de Deus, a meditar na Palavra de Deus, a memorizar a Palavra de Deus. Como consequência desse relacionamento dinâmico com a Palavra de Deus, as ovelhas ficarão fortalecidas na sua fé para resistir ao diabo.
O líder-pastor sabe que as ovelhas precisam de proteção. Ele vai cuidar para que todos esses passos sejam tomados na vida de cada ovelha de seu rebanho. Precisamos cuidar bem de nossas ovelhas, pois ovelhas fortes e resistentes vão gerar mais ovelhas fortes e resistentes. Então, querido líder de célula trabalhe arduamente para proteger seu rebanho, Não permita que o inimigo venha sutilmente e roube o fruto do seu esforço e dedicação. Cada vida é importante. Além de tudo o que foi tratado acima resta-nos exortar enfaticamente a cada Líder de Célula a orar intensamente pelas suas ovelhas. Muitas das batalhas enfrentadas pelas ovelhas serão vencidas pelos seus líderes através da intercessão e da guerra espiritual. Ensine sua célula a guerrear. As vitórias são conquistadas no fragor da batalha. Deus vai estar com você e suas ovelhas e, com certeza, Ele lhes concederá a vitória em cada batalha que for travada.
CONCLUSÃO
Aprendemos que ser um Líder de Célula envolve ser um pastor de ovelhas. Como LC, Deus concedeu a você a responsabilidade de ser um pastor de um pequeno rebanho. Para que você possa desenvolver com excelência seu ministério pastoral você precisa atentar para cinco princípios de pastoreamento:
a) Cuidar das ovelhas;
b) Conhecer as ovelhas;
c) Procurar as ovelhas;
d) Alimentar as ovelhas;
e) Proteger as ovelhas.
Que Jesus o Bom Pastor o capacite com a unção pastoral e você cuide do rebanho que ele entregou em suas mãos com temor e com alegria. Suas ovelhas são um bem precioso que Deus colocou sobre os seus cuidados. Cuidar bem delas alegra o coração do Pai e libera sobre a sua vida inúmeras bênçãos. Deus é um Pai amoroso que recompensa com grande generosidade aqueles que o servem com amor e retidão. Como Jesus, você é um bom pastor que está dia a dia dando a sua vida pelas suas ovelhas através da prática destes princípios de pastoreamento. Pastorear com amor e cuidado é um dos grandes segredos para o crescimento e multiplicação da sua célula.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s