O LÍDER COMO PASTOR DA CÉLULA (1) – Edilberto Pereira Luz

Foto0209

O Líder da Célula é um pastor. Ele ou ela é responsável pelo pequeno rebanho que se reúne todas as semanas na célula. É o líder de célula que mantém o contato mais próximo das pessoas que frequentam sua célula. Entender seu papel como pastor na célula é fundamental para que você exerça bem o seu ministério como líder de célula.
Há cinco princípios fundamentais que estão envolvidos no pastoreamento. Vamos ver apenas o primeiro: Cuidar das ovelhas. Em Atos 20:28-29, Paulo está tendo uma conversa com os pastores de Éfeso. Aqui ele fala sobre sua partida e dá orientações para os pastores. Ele fala sobre o pastoreio do rebanho que foi confiado às suas mãos. Na Bíblia há três expressões que fazem referência a pastores:
a) Pastor – fala do ministério de cuidar das ovelhas.
b) Presbítero – fala do ministério de liderar o rebanho. Presbítero significa “ancião”, no sentido de maturidade. Para ser pastor é preciso ter atingido um certo gráu de maturidade. O presbítero aconselha, cuida com carinho de cada ovelha que vem procura-lo para pedir a sua ajuda.
c) Bispo – Significa administrador, supervisor. O pastor gerencia o rebanho, procura saber de tudo o que está acontecendo com suas ovelhas.
Paulo fala sobre dois aspectos importantes para que um líder de célula possa desenvolver bem seu ministério pastoral:
1. “Cuidai bem de vós mesmos” – O líder de célula precisa cuidar de si mesmo antes de cuidar do rebanho. Para isso ele deve levar a sério alguns princípios importantes da visão:
a) Não deixar de ir aos MDAs. O discipulado pessoal é essencial para que o líder possa se cuidar. Através do MDA ele tem um ambiente onde ele recebe o cuidado necessário para cuidar bem de sua célula. Seu discipulador vai ouvi-lo, aconselhá-lo quando for necessário e vai orar por você. No discipulado você vai compartilhar suas lutas, confessar seus pecados, receber encorajamento e planejar com seu discipulador o pastoreio de suas ovelhas.
b) Participar ativamente das atividades que promovem cura, libertação e edificação para o líder. Assim, torna-se muito importante para você a participação nos Reencontros, Escola de Ministérios, Seminários, Conferências e, principalmente, no TADEL. O TADEL é o seu treinamento semanal. Lá você vai estar com outros irmãos recebendo motivação, treinamento, informação, unção e tendo o seu encontro com seu supervisor para tratar de assuntos referentes à sua célula. No TADEL você pode ouvir os testemunhos de outros líderes que vão encorajar você a continuar firme na liderança de sua célula.
c) Leve a sério o seu TSD (Tempo a sós com Deus). Durante o seu momento devocional você receberá cura e libertação direto de Deus, sem nenhuma instrumentalidade humana. Deus fará uso da Sua Palavra e do poder do Espírito Santo para restaurar sua vida dia a dia. O TSD é o seu MDA com Jesus. Todos os dias você poderá falar abertamente com Ele sobre suas lutas, pecado, desafios, etc. Vai interceder pelas suas ovelhas para que aquilo que você não pode fazer Ele faça.
Assim, você vai poder cuidar de si mesmo antes de cuidar de seu rebanho. Suas ovelhas, seus discípulos são como filhos. Não importa quais são suas lutas, suas dificuldades, seus conflitos, eles estão lá pedindo pelo seu cuidado, pelo seu amor, pelo seu carinho. Você não pode oferecer a eles o amor e o cuidado que eles precisam se você não estiver bem cuidado.
2. “Cuidar de todo o rebanho” – Paulo afirma que Deus nos constituiu “bispos” (pastores), para apascentar a Igreja de Deus. A célula é a Igreja de Deus reunida numa casa. Portanto, o Líder de Célula é o “bispo” ou o “pastor” que Deus constituiu para cuidar bem do rebanho. Aqui nós podemos ver dois aspectos importantes da ação pastoral que o líder precisa ter em relação à sua célula:
a) Apascentar – Paulo fala sobre “apascentar a Igreja de Deus”. Apascentar é cuidar com amor e carinho de cada ovelha do rebanho. Para isso o Líder de Célula não pode se contentar em ter apenas um encontro semanal com todo o grupo. Ele precisa visitar suas ovelhas, ligar para ver se está tudo bem, procurar manter contato com todas. Por isso a célula não deve ser muito grande, pois um número muito grande de pessoas vai dificultar o pastoreio. Outra coisa que o Líder da Célula precisa fazer é cuidar para que todos os membros da célula estejam em MDA, participem do Encontro com Deus, sejam batizados, sejam integrados na Escola de Ministérios, participem do TADEL e tenham suas necessidades supridas. Essa tarefa não é fácil, porque é a tarefa de Jesus que Ele nos delegou. Por isso Ele nos deu o Espírito Santo, o Parácleto, que habita em nós e nos capacita a exercer um bom pastoreio sobre a Igreja de Deus.
b) Proteger o rebanho – Paulo fala dobre os lobos vorazes que viriam atacar o rebanho. É responsabilidade do Líder de Célula cuidar para que os lobos vorazes não venham se alimentar de suas ovelhas. Esses lobos são demônios que atacam o rebanho fazendo uso de falsas religiões que visitam novos convertidos para desviá-los do caminho. Mas eles também podem atacar através de opressões, conflitos familiares, crises financeiras, pecados específicos. Tudo isso para procurar desaminar a ovelha de continuar a seguir a Cristo. A arma mais poderosa que o Líder tem para proteger seu rebanho é a oração. Você não pode ficar um dia sem orar por cada membro de sua célula. O Líder precisa saber como está o estado de suas ovelhas para orar especificamente e guerrear contra os demônios que querem afligir suas ovelhas. Você, como Líder de excelência, não pode permitir que os “lobos vorazes” consigam tocar nas suas ovelhas.
Querido Líder de Célula, por hoje você aprendeu dois aspectos importantes do principio de cuidar das ovelhas. Você não vai cuidar bem de suas ovelhas se não cuidar de si mesmo, mas se você for bem cuidado vai conseguir cuidar bem do seu rebanho, ou seja, da sua célula, apascentando suas ovelhas com amor e cuidado e protegendo sua célula dos lobos vorazes através da intercessão e da guerra espiritual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s