O DIA DE PENTECOSTES – Atos 2:1-13

248294_337317896370662_2003235991_n

O dia de Pentecostes foi um dia marcante na história da Igreja de Cristo. Foi o dia que marcou o seu início. Há outras verdades associadas a esta data que precisam ser registradas. O dia de Pentecostes:

  1. 1.   Proclamou a exaltação do Senhor Jesus e marcou o início de seu ministério como Sumo Sacerdote 

 

O Senhor deixou bem claro que Ele havia de deixar o mundo e voltar para o céu (João 16:7, 28).

As Escrituras são ricas em Palavras para descrever a ascensão e a exaltação do Senhor Jesus:

  • “Analambano” – “receber” – Atos 1:11,22; 1ª Timóteo 3:16;
  • “Humolambano” – “arrebatar” ou “elevar” – Atos 1:9;
  • “Dechomai” – “permitir a entrada”, “dar as boas-vindas”, “recepcionar – Atos 3:21;
  • “Poreumai” – “ir de um lugar para outro” – Atos 1:10;
  •  “Anabaino” – “subir” ou “escalar – Efésios 4:8-10;
  • “Dierchomai” – “penetrar” – Hebreus 4:14;
  • “Eiserchomai” – “penetrar” e “entrar” – Hebreus 9:12;
  • “Hupsoo” – “exaltar” – Atos 2:33; 5:31;
  • “Anaphero” – “elevar” – Lucas 24:51.

 

Cristo Jesus penetrou além do véu (Hebreus 6:19-20), entrou no céu (Hebreus 9:24), foi feito mais alto que os céus (Hebreus 7:26), Deus o fez assentar à sua destra, acima de todo principado e potestade (Efésios 1:20-21), recebeu um nome que está acima de todo o nome (Filipenses 2:9), foi coroado de glória e de honra(Hebreus 2:8-9)

 

  1. 2.   Marcou o dia quando e Espírito Santo foi enviado ao mundo.

 

A presença do Espírito Santo

 

Vez após vez, o Senhor Jesus ensinou os seus quanto à vinda do Espírito Santo (João 14,15,16). No Velho Testamento e nos dias precedentes ao dia de Pentecostes, o Espírito Santo vinha sobre os homens de Deus para que estes pudessem realizar certas obras, feitos ou transmitir a mensagem divina. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo veio para habitar o corpo de cada crente verdadeiro. Nos dias anteriores , o Espírito Santo era dado por Deus, mas podia ser retirado por Ele a qualquer momento, mas agora o santo Consolador está conosco e habita em nós, e isto para sempre (João 14,16 e 17).

 

O propósito do Espírito Santo em vir

 

  • Convencer – João 16:8-11
  • Conduzir a toda a verdade – João 16:13-14
  • Consolar – João 14:16,26; 15:26; 16:7
  • Controlar – Efésios 5:18

Antes de subir ao céu, o Senhor Jesus comunicou aos discípulos          que eles seriam batizados no Espírito Santo (Atos 1:5).  Paulo menciona este acontecimento em 1ª Coríntios 12:12-13 e, para ilustrar este fato, Paulo cita um acontecimento da história de Israel (1ª Coríntios 10:1-4).

O batismo de Moisés foi nacional e coletivo – v. 2

O batismo foi um acontecimento histórico.

Nunca foi repetido. Os israelitas que nasceram no deserto e na terra prometida não foram obrigados a repetir este ato. Aconteceu uma vez para sempre.

Assim é com o batismo no Espírito. Aquele que resultou na formação da Igreja. Foi o dia em que a Igreja nasceu. Não devemos procurar repetir essa data. Nascimentos podem ser celebrados, mas nunca repetidos.

O batismo no Espírito nos leva a um novo relacionamento com Cristo, mediante o qual reconhecemo-Lo como o Cabeça da Igreja e, como tal, credor da nossa submissão.

A nação de Israel teve o seu início naquele dia quando Israel foi liberto do Egito e quando atravessou o Mar Vermelho. Assim também o dia Pentecoste foi o dia que marcou o início da Igreja de Deus.

  1. 3.   Foi um dos primeiros sinais da parte de Deus de que Ele ia por de lado a nação de Israel

Os dois pães levedados ofertados na solenidade de Pentecostes prefiguram a união de judeus e gentios, formando estes dois grupos um só corpo. Paulo diz que o Senhor é a nossa paz e que Ele fez destes dois grupos algo novo, a Igreja, um só Corpo, e derrubou a parede de separação, a hostilidade í

A nação de Israel, entretanto, tem sido posta à parte, Deus não está agindo com ela como nação, como antigamente, porém está próximo o dia quando Ele há de reiniciar seu programa coma a nação e naquele dia bendito Israel não será mais a cauda,e, sim, a cabeça das nações.

  1. 4.   Iniciou o inicio de um novo programa divino

Deus não está agindo com Israel como nação, mas, nesta dispensação está oferecendo salvação ao indivíduo, quer seja judeu ou gentio que crê em Cristo como Salvador. Veja a referência a cada criatura em Marcos 16: 15-16 e em Romanos 10:13. A  nossa responsabilidade é ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda a criatura.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s