O QUE NÃO ACONTECE QUANDO O CRENTE PECA ?(1)

 

2012-05-20 20.29.20

O Crente Não Cessa de Ser Filho de Deus

Por Deus somos nascidos de novo. Deus usa a terminologia “filhos” para mostrar o relacionamento especial que ele tem com os Seus pelo novo nascimento. A Bíblia, usando o termo “filho” (Rm 8:14-17), revela a realidade do novo nascimento espiritual que mostra a impossibilidade de quebrar os laços permanentes que Deus tem com os seus. Será que existe a possibilidade de alguém fazer destes “des-nascidos”?

Esse relacionamento de “filho”, olhado de outro aspecto, é chamado adoção. É um ato judicial, que é realizado na parte de Deus, (Gl 4:4-7), por Jesus Cristo e a obra do Espírito Santo, com aquele que era filho “da desobediência” (Ef. 2:2). Esse ato mostra como o crente é feito em uma “nova criatura”, (II Cor 5:17), pois este é mudado para uma família nova, com uma natureza nova. Será que uma criação de Deus pode ser desfeita?

O crente é nascido de novo pelo Espírito de Deus, (Jo 3:3-8) através da semente incorruptível (a Palavra de Deus, I Pd 1:23) que permanece “para sempre”. Quando cessa a incorruptibilidade?

Todavia, o pecado na vida do crente tem um efeito, mesmo que não desfaça a condição de ser ele um filho de Deus. O crente que peca tem quebrada a comunhão com Deus. Nunca devemos pensar que Deus coopera ou que tem uma coexistência com o pecado. A Bíblia mostra claramente que “Não há santo como o Senhor é santo” (I Sam 2:2). Pela inspiração do Espírito Santo, a Bíblia estabelece que “Deus é luz e não há nEle trevas nenhumas” (I Jo 1:5). Amós faz aos filhos desobedientes de Deus, o Israel, uma pergunta que convém ainda hoje: “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3). O filho pródigo, mesmo no pecado continuou sendo o filho do pai, mas por causa do seu orgulho, era desobediente e, nessa condição, não andava com o pai (Lc 15:11-32).

A comunhão quebrada, muitas vezes, é a correção de Deus com Seus filhos. Não é a salvação que termina, mas a “alegria” da salvação que é removida (Sl 51:1,10-12). Existem varias manifestações desta quebra de comunhão: pode ser percebida pela falta de vitória espiritual (Pv. 28:13; II Tess 5:19, “não extingais o Espírito.); “Confusão de rosto” (Dan 9:8) e até mal (Dn 9:12-14). A quebra de comunhão é para o crente verdadeiro uma correção eficaz. Aquele que já saboreou as delícias do fruto do Espírito Santo (Gl 5:22) e o conforto de um caminhar constante com o Santo sabe como é terrível a quebra da comunhão com Deus. Por isso Davi clamou para ter de volta tal alegria, e Pedro quando pecou, “chorou amargamente” (Mt. 26:75).

A solução para o pecado na vida do crente é a confissão. A justificação é feita uma vez e “de tudo” (At 13:39) mas a purificação é contínua. A justificação é feita pela graça de Deus, “pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3:24) e pela qual temos a “paz com Deus” (Rom 5:1), mas a purificação que faz parte da santificação é feita pelo crente (Lv 26:40-42, “então confessarão a sua iniquidade”; II Cr. 7:14; “se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos”; I Jo 1:9, “se confessarmos”). Existe uma lavagem constante que é parte da obra de santificação na vida do crente. Essa lavagem é pela Palavra de Deus (Ef. 5:26) e nas horas de correção, quando a comunhão com Deus é quebrada, o crente clama por tal lavagem (Sl 51:2).

Se está com a mão de Deus na sua vida e suspeita que haja pecado impedindo as bênçãos preciosas da Sua presença, procure a Deus em oração, que Ele sonda o seu coração, revelando-se qualquer coisa, confesse-a imediatamente, procurando humildemente a Sua misericórdia e aquilo que é necessário para endireitar os seus pés no Seu caminho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s