SOTERIOLOGIA – DOUTRINA DA SALVAÇÃO (1)

salvacao

Introdução

Os Judeus esperavam um Jesus rico financeiramente sentado em um trono e que guardasse o dia de sábado, esperavam também um JESUS eloqüente, reconhecido por todos que mudaria ou ajudaria principalmente a nação de Israel conforme o desejo deles, os judeus rejeitaram a JESUS e não o aceitaram como REI dos REIS SENHOR DOS SENHORES Paulo falou sobre isso.
No livro de João vemos que Jesus veio para o que era seu, e os seus não o receberam (os judeus, a nação de Israel).Jo. 1:11; At.3:26; mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de DEUS; mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios. At.13:46; infelizmente os judeus rejeitaram a JESUS como salvador pessoal, mas, nós que somos nação gentílica (gentios), recebemos e aceitamos nosso amado JESUS como NOSSO SALVADOR PESSOAL Rm. 1:16.
Mas isso foi para se cumprir à profecia do profeta Isaias. Deus já sabia que os judeus iam desprezar JESUS CRISTO e não fariam caso algum do nosso MESTRE, Is. 53:1-12. Tanto judeus como muitos não esperavam e nem esperam; um Jesus conforme profetizou Zacarias veja:
Alegra-te muito, ó filha de sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei virá a ti, Justo e Salvador, pobre (e não rico como muitos falsos pastores pregam, mas, pobre) e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta. Zc. 9:9.

Esta profecia se cumpriu em Mt. 21:1-5.
JESUS É O NOSSO SALVADOR. Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Ap.22:13.
O ÚNICO CAMINHO QUE NOS LEVA AO PAI: Jo 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E O HOMEM: I Tm 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
A ÚNICA SOLUÇÃO PARA A Salvação DO HOMEM: At 4: 12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.

JESUS NOS EVANGELHOS 

JESUS CRISTO COMO REI: Evangelho de Mateus Mt 21:5 Genealogia: Mt 1:1-17
JESUS CRISTO COMO SERVO: Evangelho de Marcos Mc 10:45
JESUS CRISTO COMO HOMEM: Evangelho de Lucas Lc. 19:10 Genealogia: Lc. 3:23-38
JESUS CRISTO COMO DEUS: Evangelho de João Jo 1:1

A DIVINDADE DE CRISTO:



CRISTO É DEUS: Jo 1:1
CRISTO É TODO PODEROSO: Mt 28:18
CRISTO É ETERNO: Jo 8:58
CRISTO É CRIADOR: Jo 1:3
JESUS NOSSSO INTERCESSOR: Jo 17:11-24

A RESSURREIÇÃO DE JESUS: Lc. 24:1-7; Lc. 24:36-40, Jo 20:6-9, I Co 15:3-8

A ASCENSÃO AO CÉU: Jo 14:2-3; He 9:24, Mc 16:19, Lc. 24:45-53; At 1:9.
JESUS A ÚNICA SOLUÇÃO PARA A SALVAÇÃO DO HOMEM: At 4:12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.

A salvação é obtida pela graça e não por obras humanas (boas obras, tradições, rituais, etc): Ef 2:8-9

Sendo salvo, o homem se torna um filho de Deus: Jo 1:12-13; e tem a vida eterna: Rm 6:23.

A Trindade divina coopera com o pecador na sua salvação: Jo 1:12-13; Jo 6:44; Jo 3:3-7, Ef 1:13-14, arrependimento e conversão: Mc 1:15
A salvação nos vem pela fé em Cristo: Rm 10:8-11.
I – DEUS É A ORIGEM DA NOSSA SALVAÇÃO

A) – A SALVAÇÃO NASCEU NO CORAÇÃO DE DEUS.

A Salvação preparada para o mundo perdido nasceu no coração amoroso de Deus, por isso a multidão Salva, vestidas de vestes brancas, Cantará nos Céus: “Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro”, Ap.7:10.

No dia da queda do homem, Deus prometeu enviar um Salvador. Ele disse a respeito da semente da mulher: “esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”, Gn. 3:15.
Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, Gl. 4:4.

A promessa se cumpriu literalmente, foi uma expressão do seu amor: “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mais tenha a vida eterna”.João. 3:16.
“Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação” II Co. 5:19

. Se a morte na cruz foi tremenda para Jesus, também foi para Deus. Foi o seu grande amor que pagou o Sacrifício, e foi a sua justiça que recebeu o preço de sangue pago por Jesus. Hb. 9:24-26. Na cruz foram provadas e mantidas quatro coisas importantes:

A – O amor de Deus. Rm. 5:8-10.
B – A Sabedoria de Deus que se revelou na cruz. I Co. 1:18-25, com uma profundidade insondável, Rm. 11:33-35.
C –O poder de Deus, I Co. 1:24-25.
D – A Justiça de Deus. Diante dos Céus, do inferno e de todo o mundo, a sua palavra foi cumprida!

B) – JESUS DADO PÔR DEUS COMO ÚNICO MEIO DE SALVAÇÃO.
“Chamarás o seu nome Jesus, porque Ele Salvará o seu povo dos pecados deles”, Mt. 1:21.

Jesus foi, desde o seu nascimento, chamado SALVADOR, Lc. 2:11, porque ele veio para Salvar. Mt. 1:21. Ele realmente veio “buscar e Salvar o que se havia perdido”.Lc. 19:10.

Jesus ganhou a Salvação, pela sua morte na cruz! “Havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz”, Cl. 1:20. E pela cruz reconciliar ambos com Deus. Ef. 2:16. Pois que “pelo sangue de Cristo chegaste perto”, Ef. 2:16. Rude cruz se erigiu e a sua mensagem se tornou ETERNA. Como uma cruz aponta para várias direções, isto é, para cima, para baixo e para os lados, e assim a mensagem da Vitória de Cristo. Que Ele ganhou na cruz, é dirigida para todos os lados:

A – A Cruz aponta para baixo e proclama a vitória de Jesus sobre o diabo. Realmente, a “cabeça da serpente” foi ferida, Gn. 3:15, satanás foi despojado da sua posição, quando Jesus triunfou sobre ele, Cl. 2:14- 15. Jesus disse antes da cruz: ”Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo”, Jo. 12:31.

B – A Cruz para cima. É a mensagem de Deus dizendo que, agora, o mundo está reconciliado com Ele, ou seja, com Jesus, II co. 5:19, e que a obra de Cristo veio para realizar está consumada, Jo. 19:30. Agora Deus pode esta conosco, pôr causa de Jesus, Ele é o EMANUEL, “Deus conosco”, Mt. 1:23.

C – A Cruz estende os seus braços como um sinal de parar: pare! O que deve parar diante da Cruz? A Bíblia diz: “ O fim da lei é Cristo”, Rm.10:4. “ A lei nos serviu de aio para conduzir a Cristo”, Gl.3:24. a lei jamais teve poder para salvar alguém, mas pela cruz entrou “ A Dispensação da Graça”, Ef.3:2, pois “ a lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o Reino de Deus”, Lc.16:16. porque João foi o ultimo a profetizar sobre Jesus; e naqueles dias apareceu Jesus a João no rio Jordão. Mt. 3.

D – Os braços da Cruz se abrem representando os braços do perdão de Deus, que agora estão abertos para receber a todos, Rm. 10:21. “Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda os vossos pecados sejam como escarlata, eles se tornarão brancos como a neve”, Is. 1:18.
C) JESUS É O SINÔNIMO DA SALVAÇÃO.

Quando o velho Simeão tomou Jesus nos braços, disse cheio do Espírito Santo: “Agora, Senhor, despede o teu servo em Paz, pois já os meus olhos viram a TUA SALVAÇÂO”, Lc. 2:27-30. a Bíblia diz que “ A Salvação em Cristo Jesus”, II Tm.2:10.

1. Ele é a PROPICIAÇÃO, I Jo. 2:1-2. Temos, assim, na própria pessoa de Jesus a Propiciação, e não somente uma doutrina na Bíblia sobre ela, I Jo. 4:10; Rm. 5:11; Ef. 2:16; Cl. 1:22.
2. Jesus é o CAMINHO, Jo. 14:6.
3. Jesus é o FUNDAMENTO, I Co. 3:11; Ef. 2:20-21; I Pe.2:4-5; Mt. 7:24.
4. Jesus é Vida, Jo. 1:4 Ele é o tronco da videira, do qual os crentes são as varas que, pelo tronco, participam da raiz e da seiva, Rm. 11:17; Cl. 3:3-4.
5. para ser Salvo, importa somente ir a Jesus, aceitando-o como o seu Salvador, Jo. 1:12-13; Cl. 2:13; I Tm. 1:5. Assim o homem se identifica com Jesus e com a sua palavra e, as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez Novo, II Co.5:17. Esta aceitação de Jesus independe de um amplo conhecimento das doutrinas da Bíblia. Aquele que, de coração, crer que Jesus é o filho de Deus e o aceita. Experimenta logo o contato com CRISTO VIVO, e é, Salvo e identificado com a nova vida, At.8:37; At.16:31.

Neste contato com Jesus o Crente:
A – Fica crucificado com Cristo, Gl. 2:20.

B – Esta morto com Cristo, Cl. 2:20.

C – Fica sepultado com Cristo, Rm. 6:4.

D – É vivificado com Cristo, Ef. 2:5.

E – É ressuscitado com Cristo, Cl. 3:1.

F – Fica disposto até a sofrer com Cristo, Rm. 8:17.

G – Tem a esperança de ser glorificado com Cristo, Rm. 8:17.
A Salvação e uma obra exclusiva de Jesus onde nada é feito pêlos nossos méritos. Quando o pecador abre o seu coração e recebe Jesus como Salvador é que chega a uma maravilhosa união com Ele e, pôr meio dessa união entra na rica experiência da Salvação. A doutrina da Salvação, que com este estudo iniciamos, vamos dividir – lá em três grandes partes, e, em cada uma delas, veremos que Jesus é a pessoa central, aquele que faz tudo em todos:

A – A experiência inicial da Salvação.
B – Continuação da Salvação.
C – A preservação da Salvação.
D) TODOS SÃO PREDESTINADOS EM CRISTO PARA SALVAÇÃO.
Todo o povo é convidado a procurar a Salvação, Is. 55:1. Jesus morreu pôr todos. II Co.5: 14-15; Rm.5: 8; Rm.8: 34; Rm.14: 19. Deus predestinou Jesus para ser o meio de Salvação. Ef.1: 11; I Pe.1: 20.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s