QUALIDADES DE UM LÍDER – COMUNICAÇÃO – John Maxwell

BATISMO NA IGREJA DAS NAÇÕES DE CAMBÉ – AGRADECENDO A DEUS E ABENÇOANDO OS BATIZANDOS

Gn 215-17; 3:1-6

Em Gênesis 3 vemos um líder que falhou em uma área que é crucial para todos os líderes: a comunicação. Ao falhar na comunicação efetiva com sua esposa, Adão desempenhou mal seu papel de primeiro líder espiritual da raça humana.

Deus disse claramente a Adão que uma certa árvore se encontrava fora dos limites: “De toda árvore do jardim comerás livremente”, Deus lhe disse: “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comerás porque no dia que dela comeres, certamente morrerás (Gn 2:16-17). No momento em que Adão recebeu este mandamento Eva não estava presente; segundo Gênesis 2, ela ainda não havia sido criada. Consequentemente, cabia a Adão passar adiante o que Deus tinha tido.

Por que Adão não comunicou claramente as instruções de Deus a Eva? Por que a quebra na linha de comunicação? Certamente, Eva não compreendeu exatamente o que aconteceria se ela comesse da fruta proibida. Considere sua resposta confusa dada à serpente: “Disse Deus: Dela não comereis, nem nela tocareis, para que não morrais. Eva acrescentou a frase: “Nem tocareis nele”e “para que não morrais”. Deus nunca disse tal coisa. Portanto, de donde ela conseguiu sua informação deturpada?

Talvez a brincadeira do “telefone sem fio” possa lhe dar uma dica. Alguma vez você já participou desta brincadeira? Pessoas sentam-se em círculo. Uma pessoa sussurra uma mensagem no ouvido da pessoa ao seu lado; essa pessoa, por sua vez, sussurra as palavras no ouvido de outra pessoa, e assim a mensagem é passada adiante no círculo. Quando a última pessoa sussurra a frase no ouvido da pessoa com quem começou a brincadeira, muitas vezes se revela uma enorme distorção da mensagem.

CINCO MOTIVOS DA FALHA DE COMUNICAÇÃO DE ADÃO

A comunicação com Adão e Eva foi deturpada de maneira semelhante. Sua mensagem se perdeu por cinco motivos básicos:

  1. Ele ignorou alguns detalhes da mensagem que devia comunicar.
  2. Ele permitiu que a voz de Eva o influenciasse mais do que a voz de Deus.
  3. Ele falhou em ser responsável na sua comunicação.
  4. Ele esqueceu o que Deus tinha dito a respeito das conseqüências da desobediência.
  5. Ele não assumiu a responsabilidade pelos resultados da sua comunicação falha.

Aprendamos do erro de Adão. Talvez você seja um bom orador., mas é de se perguntar se você é um bom comunicador. Você presta bem atenção ao que Deus lhe diz? Dá a devida atenção aos detalhes? Quando você lidera, certifica-se que sua audiência capta a mensagem? E você assume a responsabilidade por aquilo que Deus lhe confiou?

Fonte: Bíblia da Liderança Cristã – John Maxwell – pg. 6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s