O LIDER DE CÉLULA – UM MINISTRO DE CRISTO A SERVIÇO DO PRÓXIMO – Edilberto Pereira Luz

 

Podemos formar grupos familiares de várias maneiras diferentes. Cada igreja, ministério ou grupo de cristãos escolhe uma forma de trabalhar e os grupos pequenos começam a nascer. Isto não significa que todo movimento de pequenos grupos vai dar certo. Hoje temos um histórico de vários grupos que não terminaram bem. Pastores que ficaram desapontados, decepcionados e perderam completamente o rumo dentro da visão celular ou no trabalho com grupos pequenos.

Como podemos então, desenvolver esta visão com êxito e colher muitos frutos para o  Reino de Deus?

Um dos segredos para o sucesso da visão é a preparação de líderes. ´/e aqui onde muitos têm falhado e provocado grande prejuízo para o crescimento do Evangelho nesta geração.

Vamos então neste capitulo verificar o que podemos fazer para levantar líderes que vão trabalhar com êxito no ganhar, consolidar e treinar aqueles que serão enviados para alcançar as multidões que esperam para ser alcançadas e integradas às nossas células.

  1. 1.    PASSAR A VISÃO: O SEGREDO PARA LEVANTAR LÍDERES DE EXCELÊNCIA

Não podemos começar a formar células sem antes passar a visão para a igreja. Muitos pastores já começam errando, porque querem que a igreja pratique algo que nem mesmo sabe o que é. Passar a visão leva tempo e exige muita paciência. Normalmente, as pessoas ficam desconfiadas com relação àquilo que não conhecem. Por isso precisamos apresentar a visão de maneira bem clara.  Isto pode ser feito através de pregações sobre o assunto de vez em quando, formar uma classe na Escola Bíblica, dar inicio à uma célula matriz para trabalhar a visão com a liderança, etc. A igreja precisa saber para onde está indo. E nós pastores, somos responsáveis por apontar o caminho. Precisamos também mostrar com clareza como se faz para chegar lá. As pessoas ficam muito preocupadas com o “como fazer”. Precisamos passar para elas a segurança de que todos serão devidamente preparados para desempenhar cada tarefa na execução da visão. Um ponto também muito importante é a determinação do ponto do qual vamos partir e quando vamos partir. Isso traz tranqüilidade porque eles não vão pensar que serão pegos de surpresa.

Assim sendo vamos criando um ambiente de expectativa,durante o tempo de espera . Vamos falar muito sobre o assunto até que ele passe a ser familiar.

Quando passamos a visão de maneira correta vamos levantar os líderes que vão fazer com que a visão aconteça e cresça. Sem bons líderes não vamos desenvolver uma grande visão. Lembre-se que não somos nós que desenvolvemos a visão, mas nós juntos com aqueles que acreditam e trabalham para que a visão aconteça.  Pessoas visionárias sempre estão unidas à  pessoas que receberam e se apaixonaram pela visão que elas passaram para eles.

  1. TREINAMENTO: A ESTRATÉGIA PARA LEVAR OS LÍDERES À EXCELÊNCIA

Podemos ter líderes entusiasmados, mas se eles não forem treinados não irão muito longe na visão celular. Cuidar de uma célula não é complicado mas exige um aprendizado que, se não for passado, pode causar muitos transtornos no dia a dia do líder de célula.

No inicio da caminhada com a igreja, talvez seja interessante avisar que estará oferecendo um treinamento para todos os interessados. É possível que vai aparecer mais pessoas do que o esperado. Nem todos os inscritos se tornarão lideres, mas com certeza alguns chegarão ao final aptos a assumir a liderança de uma célula. No final do primeiro talvez seja necessário fazer uma seleção para que haja um maior aproveitamento.

Treinar líderes é algo extremamente necessário em qualquer área da vida da igreja. Muito mais nesta área que tem a ver com o cuidado das vidas que estão sendo ganhas. Por isso é importante observar alguns aspectos que, direta ou indiretamente, estão relacionados com o treinamento de líderes:

a)    Líderes precisam ser bem treinados

Orvell Swindoll disse: “É melhor ter poucos líderes exercendo muitas funções, do que ter muitos líderes desqualificados”. Esta declaração está carregada de sabedoria, pois se entregarmos tarefas para pessoas despreparadas vamos ter muita dor de cabeça. Muitos erros pode ser evitados se levarmos a sério esse aspecto da formação de líderes.

Um aspecto importante a ser observado é que, nem sempre uma qualificação secular ou mundana qualifica uma pessoa para ser líder ou um ministro no Reino de Deus. Osvald Sanders escreveu: Os homens do mundo, mesmo sendo muito encantadores, cheios de qualificações, não tem lugar na liderança da igreja, mesmo em assuntos temporais”. É um grande erro colocar pessoas em posição de liderança antes de passá-las por um treinamento dentro do contexto do Reino de Deus. Duas coisas são importante para alguém exercer liderança espiritual: um treinamento e tratamento de vida.

Com relação às células os líderes precisam ser bem treinados para exercer essa função. Eles precisam estar bem preparados para cuidar e acompanhar vidas.

No próximo capítulo vamos aprofundar um pouco mais a questão do treinamento de líderes.Mas ainda vamos apontar aqui, duas ferramentas muitos importante que a igreja precisa usar para treinar seus líderes: a Escola de treinamento( algumas igrejas chamam de Escola de Líderes ou Escola de Ministérios) e a própria célula. A Escola de treinamento vai oferecer o treinamento teórico e continuado, mas vai encaminhar seus alunos para o treinamento pratico nas células.

Há alguns anos atrás, quando eu pastoreava uma pequena comunidade na cidade de Londrina eu muito me preocupava com  treinamento de nossos líderes. Então comecei a buscar  a Deus porque eu queria desenvolver um treinamento que fosse relevante para nossa igreja, já que tínhamos também uma visão de formar ministérios para atuar na igreja local e também para ser benção para todo o Corpo de Cristo. Foi aí que Deus me deu a Escola de Ministérios. Um projeto de formação de lideres de células que irão também exercer um ministério específico no /corpo de Cristo. A Escola é estruturada em três módulos de treinamento:

– o primeiro é um aprofundamento da experiência do encontro, por isso o chamamos de Módulo de Libertação do Líder. São quatro matérias totalmente voltadas para a cura e a liberação daqueles que serão os futuros líderes: Libertação, Cura Interior, Conflito Espiritual e Como Andar no Espírito.

– O segundo módulo trata da formação do líder, por isso as matérias estão relacionadas a áreas de crescimento: Caráter Cristão, Discipulado, Libertação Financeira, Princípios de Liderança.

– O terceiro módulo trata do treinamento do líder: Treinamento de libertação, treinamento de liderança celular, Visão da Igreja, Dons e Ministérios.

A próxima etapa do treinamento será na célula e no ministério para o qual ele foi chamado. A última matéria que é o teste de dons vai ajudá-lo a escolher o seu ministério para servir no Reino de Deus.

b)    Líderes precisam ser ungidos e enviados

Depois de terem passado por toda a trilha de treinamento, os líderes devem ser ungidos e enviados. A unção é muito importante, pois ela concede autoridade para o exercício do ministério. Desta forma a igreja vai reconhecer a autoridade de Deus na vida do líder que passa a exercer seu ministério diante da igreja.

Juntamente com a unção o líder é enviado para exercer este ministério. Há poder, pois quando um líder é enviado por uma igreja, as unção de Deus que está sobre a igreja acompanha o líder.

Assim sendo, a unção e o envio devem ser atos públicos, para que toda a igreja reconheça a delegação de autoridade.

O principio da delegação de autoridade é claro na Palavra de Deus. Vejamos o exemplo de Moisés. Moises foi colocado por Deus para cuidar de uma congregação bem grande, algo em torno de dois milhões de membros, entre homens, mulheres e crianças. Moisés tinha muitos afazeres como pastor deste enorme rebanho. Eram muitos problemas, dificuldades, situações as mais diversas que precisavam ser tratadas todos os dias. O sogro de Moisés, homem sábios, chamado Jetro, veio visitar Moisés e viu a situação de seu genro. Ele deu um conselho que salvou a vida de Moisés. Moisés acatou o conselho de seu sogro e o pôs em prática. E foi assim que a visão celular começou a funcionar na vida de Moises e daquela multidão de pessoas no deserto. Ele estabeleceu chefe de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez.

Moisés e separou homens capazes e os colocou para liderar pequenos grupos. Então, ele passou a tratar os casos mais graves que os líderes traziam para ele. Os casos cotidianos os líderes resolviam. Moisés simplesmente escolheu e constituiu essa liderança (Ex 18:13-26).

É isso que os pastores precisam fazer: formar líderes e ungi-los publicamente dando-lhes autoridade para o exercício de seu ministério. A multiplicação de líderes é o grande segredo para a multiplicação das células.

c)    Os lideres precisam ser motivados

Muitas igrejas hoje ainda cometem o erro de delegar lideres e depois esquecê-los. Isto não é bom, pois em pouco tempo o líder desanima e perde o rumo de seu ministério. Líderes precisam ser motivados. E isso pode ser feito de várias maneiras.

Um ponto que precisa ficar bem claro que se queremos ter líderes motivados é que o treinamento deve ser contínuo. E um dos aspectos importantes do treinamento continuado é a motivação.

Há varias maneiras de mantermos nossos líderes motivados. Vamos ver algumas delas:

  • Reuniões semanais com os líderes. Em nossa igreja chamamos essas reuniões de GD(Grupo de Discipulado) Nessas reuniões os discipuladores precisam ser grandes motivadores de seus discípulos. São momentos em que os líderes podem abrir o coração com relação suas lutas, dificuldades. Ali também as vitórias são compartilhadas. O grupo de reúne para confraternizações. Para orar juntos e trabalhar juntos pelo crescimento do Reino de Deus. O GD também abre a oportunidade para discipulado pessoal, onde o líder vai cuidar de cada um individualmente.
  • Telefonemas e e-mails. Podemos ministrar motivação através de telefonemas rápidos para saber como está o discípulo e marcar algum encontro para uma ministração mais profunda. Os e-mails também são muito uteis, pois nos concede rapidez e objetividade na comunicação. Podemos enviar textos ou simplesmente palavras motivadoras para nossos líderes.
  • Reconhecimento público – elogiar quando o líder é bem sucedido, premiar o sucesso deles. Enfim reconhecer o valor deles diante de outras pessoas. Podemos aproveitar eventos importantes para reconhecer o trabalho daqueles que despontam na sua liderança. O reconhecimento público levanta a auto-estima e motiva o líder a buscar o aperfeiçoamento.
  • Elogios particulares. Nem sempre será necessário o reconhecimento público. Às vezes um simples elogio particular é suficiente para levantar o moral do líder e incentivá-lo a melhorar sua performance. Pequenos elogios ou declarações de reconhecimento no dia a dia são poderosos para manter os líderes motivados.
  • Demonstração de preocupação por suas vidas e de suas famílias. Muitos líderes fracassam por não conseguir honrar seu papel como supridor de seus lares. Muitas vezes o começo de um ministério é sacrificial para o líder. Nesses momentos ele precisa saber que não está só. Quando demonstramos uma preocupação legitima com o líder e com sua família vamos transmitir para ele uma segurança que vai motivá-lo a se empenhar mais pela obra.
  • Intercessão. Quando um líder sabe que há pessoas orando sistematicamente por eles ficam motivados. As lutas espirituais são grandes e os líderes precisam ser protegidos por um escudo de oração. Parceiros de oração são elementos extremamente motivadores para um líder no Reino de Deus.
  • Encontros específicos para reciclar a visão. Se a visão não for repassada periódicamente ela perde a sua força. Os líderes precisam conhecer e entender bem a visão para serem motivados a desenvolve-la. A visão poder ser muito boa, mas se ela não for passada e repassada não será praticada.

O importante em tudo isso é a demonstração de um interesse genuíno pela vida do líder. Sem motivação, sem essa demonstração de que nos importamos, todo o treinamento vai fracassar. Sem motivação os líderes não serão eficazes no cumprimento de sua missão.

O apóstolo Paulo entendia muito bem o valor da motivação. Por isso ele preparava os líderes para as igrejas e depois enviava cartas, motivando-os a permanecer formes no chamado e na obra para o qual foram chamados e de tempos em tempos ia pessoalmente visitar as igrejas e fortalecê-los com palavras de incentivo.

Motivação é fundamental para o crescimento da visão celular.

d)   Os lideres precisam ser amados

Para que os líderes possam transmitir amor pelos seus discípulos eles precisam experimentar esse amor de seus discipuladores. Na verdade precisamos formar uma cadeia de transmissão de amor na igreja. Sem amor nenhuma estratégia será bem sucedida. Deus é amor (1Jo4:8), e Ele dá tanto valor ao amor que reservou um capítulo inteiro da Bíblia para falar deste amor (1Co13). Além disso temos a carta de 1João que nos traz maravilhosos ensinamentos sobre o amor.

As pessoas gostam e precisam ser amadas. Eu creio que o amor é a necessidade fundamentas do ser humano. Quando se sentem amadas as pessoas realizam  melhor o seu trabalho. Para o apostolo Paulo qualquer coisa que é feita sem amor é nada. Ele deixa claro que mesmo que eu entregue o meu corpo para ser queimado, sem amor este grande ato sacrificial não vale nada.

O amor é parte essencial do treinamento de um líder bem sucedido. Este amor tem como padrão o amor de Cristo. Jesus amou tanto os seus discípulos que se deu por eles. Ele mesmo disse que não há amor maior do que o que dá a própria vida pelos seus amigos( Jo 15:13). João nos ensina como podemos identificar o amor de Deus: “que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos”.

 


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s