A BASE BÍBLICA PARA A VISÁO CELULAR – EDILBERTO PEREIRA LUZ

É importante notarmos que esta visão não é algo novo, ou seja um modismo do século 21. Muitos pastores e líderes hoje, mesmo que tenham reservas com relação a um ou outro modelo, reconhecem a importância de grupos pequenos na vida da igreja. As reuniões em grupos pequenos foi algo amplamente usado pelos cristãos da época apostólica. Podemos ver isso nos seguintes textos do Novo Testamento:

Atos 5:42 – Todos os dias eles iam ao templo e se reuniam de casa em casa. O foco dessas reuniões era ensinar e proclamar. O ensino nos fala de discipulado e a proclamação nos mostra que eles evangelizavam o tempo todo. Essa foi a dinâmica da célula desde o principio: discipulado e evangelização.

Atos 8:3 – Como Saulo assolava a igreja? Ele entrava repentinamente nas casas e encontrava as pessoas reunidas cumprindo o propósito do grupo pequeno, ou seja, estavam estudando e evangelizando. Então ele os prendia e os levava para o calabouço. Isso mostra como era intenso o costume de se reunir em pequenos grupos. Para Paulo encontrar e prender os cristãos ele precisava descobrir onde aconteciam as reuniões das células.

Atos 10:24 – Quando Cornélio chamou Pedro para falar de Jesus para seus parentes e amigos ele organizou uma reunião em sua casa. Foi numa casa que, pela primeira vez o evangelho foi anunciado aos gentios.

Romanos 16:5 – Paulo envia uma saudação á igreja. Essa igreja se reunia na casa de Priscila e Áquila. Isto nos mostra que as igrejas começavam com essas reuniões nas casas. Depois cresciam e passavam a realizar reuniões maiores que aconteciam nos quintais das casas e em lugares públicos.

1Corintios 16:19 – Novamente Paulo cita a igreja que se reunia na casa de Áquila e Priscila.

Colossenses 4:15 – Aqui Paulo nos diz que havia uma igreja que se reunia na casa de Ninfas. Para eles a igreja era a célula. Por um bom tempo a igreja existiu sem a necessidade dos templos. Mais tarde, com a liberdade para se cultuar a Deus os cristãos passaram a construir templos e, assim a adoração passou a ser realizada num local propício. Os templos são necessários e podemos tê-los como locais onde a igreja toda se reúne para uma grande celebração ao Senhor. Mas a essência da igreja é “onde houver dois ou três no Nome do Senhor” (Mateus 18:20). Portanto, onde houver uma célula reunida a Igreja do Senhor Jesus estará lá.

Filemon 2 – Aqui também Paulo faz menção de uma igreja que se reunia numa casa.

Podemos perceber então, que quando falamos de visão celular não estamos tratando de uma inovação, mas sim do aproveitamento de algo que funcionou muito bem no passado e que se torna necessário para a igreja moderna, pois estamos nos preparando para a volta de Jesus e corremos o risco de perdemos a liberdade de cultuar em templos e lugares públicos. Isto efetivamente tem acontecido em alguns países do mundo atual. Mas a igreja nesses países cresce mais do que nos países livres, graças às reuniões clandestinas que acontecem em pequenos grupos nas casas e até mesmo em lugares ocultos como cavernas e cemitérios.

Mas para nós que ainda temos a liberdade de nos reunir em templos e onde mais pudermos, as células apresentam alguns benefícios que vamos enumerar abaixo:

1.                            As células proporcionam à igreja a possibilidade de romper as barreiras do templo e penetrar na comunidade. As reuniões são flexíveis e atendem perfeitamente às necessidades das pessoas. As células podem se reunir em dias, lugares e situações distintas.

2.                            A célula proporciona aos discípulos a oportunidade de desenvolver um relacionamento profundo uns com os outros.

3.                            Através das células podemos alcançar um publico que teria dificuldades em frequentar nossos cultos no templo. São pessoas que talvez não estejam em busca de uma atividade “religiosa”, mas buscam um grupo de amigos com que possam compartilhar suas lutas e problemas e receber apoio moral, espiritual, emocional, etc.

4.                            A célula oferece condições para que a liderança possa exercer o pastoreio da igreja de forma mais adequada. Um pastor sozinho tem uma capacidade limitada de atender o rebanho. Mas essa capacidade passa a se multiplicar através da vida de líderes capacitados para pastorear os grupos pequenos e prestar contas desse pastoreio para a liderança da igreja.

5.                            Nas células os discípulos são equipados para o serviço no reino de Deus e, assim, a igreja vai desenvolvendo suas lideranças.

6.                            A célula conduz os discípulos ao exercício da mutualidade, comunhão, oração, evangelismo e louvor.

7.                            As células proporcionam aos novos discípulos a possibilidade de integrarem-se com facilidade na igreja, sendo assistidos e supridos em suas necessidades.

Anúncios

5 comentários sobre “A BASE BÍBLICA PARA A VISÁO CELULAR – EDILBERTO PEREIRA LUZ

  1. Creio que At 8.3 não autoriza a exposição do autor. Sou de Igreja Celular. Mas, essa exegese não vinga. Pelo contrário, ajuda as pessoas dizerem que torcemos o texto, fazendo do texto um pretexto. Sugiro melhorar o argumento.

  2. Apesar de respeitar sua opinião, mantemos o argumento por entender que há outros textos que o respaldam (alguns citados no próprio artigo). Mesmo que Paulo não tenha prendido todos os cristãos em reuniões da igreja, entendemos que o costume da igreja se reunir nas casas facilitou o seu trabalho de prender os cristãos e lançá-los na prisão.

  3. Amo a célula!!!! Lugar de comunhão e Amor.. na célula eu posso : ouvir, tirar as minhas dúvidas em relação a palavra de Deus, estar bem mais perto dos meus irmãos conhecendo e ajudadando em suas dificuldades …

    Meu Sonho é: que possamos chegar a ser como a igreja de atos… mesmo estando em um mundo de muito egoísmo nos podemos conseguir, mas para isto é preciso renunciar todos os dias o nosso Eu…… é dizer como Paulo: que não VIVA MAIS eu MAS CRISTO VIVS EM MIM….
    Muito obrigada pela oportunidade… Alane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s