COMO JESUS RESTAURA NOSSA AUTO-ESTIMA – 2 Samuel 9:6-8

image008

Mefibosete, era neto do rei Saul, e havia desfrutado dos privilégios de nascer em uma das famílias da mais alta sociedade de Israel.. Mas a adversidade chegou a todos os membros da família do rei: em um mesmo dia pereceram seu pai e seu avô, e a ama quando recebeu a notícia, ao fugir apressadamente, deixou cair o menino de tão somente cinco anos de idade e, como resultado, ele ficou aleijado de seus pés (2 Samuel 4:4]. Por todas essas adversidades que tinha vivido em sua infância, permitiu que sua mente se enchesse de toda classe de pensamentos negativos, que passaram a fazer parte de sua própria personalidade. Quando o rei Davi propôs restituir-lhe os privilégios de príncipe, foi-lhe difícil assimilar a idéia, porque ele acreditava ser desprezível e que quando alguém o via sentia repulsa e fugia dele. Por isso se comparou a um cão morto, porque era o mais repugnante que podia haver.

Davi é um protótipo de Cristo; Mefibosete é o protótipo do homem atribulado.

As palavras do rei representam o próprio oferecimento de Cristo a cada um de nós:

  1. Motivou-o a deixar o medo. “Não temas”(2 Samuel 9:7].

Mefibosete havia herdado tanto a inferioridade como o medo de seu avô (1 Samuel 15:17,24]. O medo é  um sentimento escravisante; e Satanas sabe como usar o medo para nos destruir  [João 10:10].

Quantas coisas você já deixou de fazer por medo

Do que você tem medo?

O medo nos anula.

O medo nos paralisa

O medo nos impede de caminhar.

Qual a receita  para vencer o medo?

João disse: “O perfeito amor lança fora o medo” (1 João 4:18].

O medo precisa ser lançado fora. Davi lançou fora o medo de Mefibosete, ministrando amor em sua vida.

O amor cura o medo. Jesus quer ministrar amor em sua vida para lançar o medo para bem longe.

A expressão “não temas” pode ser encontrada 365 vezes na Biblia. Isto significa que todos os dias Deus lhe diz não temas.

“Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres” (João 8:36].

  1. Oferece-lhe Sua graça. “Porque decerto usarei contigo de misericórdia” (2 Samuel 9:7].

A graça é o favor imerecido de Deus para com cada um de nós. Não é um pagamento que alguém possa receber por algo que tenha feito. A graça dignifica as pessoas, eleva seu nível  de vida, fá-las viver em família  e faz com que todas as bênçãos revivam novamente para elas (Romanos 5:8; João 3:16).

A graça de Deus nos cura. Através de Jesus Cristo Deus nos ministra sua graça.

Tudo o que você fizer para Deus é resultado da graça.

Receba o que Deus tem para você. É graça!

“Se Deus for por nós, quem será contra nós?” [Romanos 8:31].

3. Restaura-lhe a bênção material: “Devolver-te-ei todas as terras”.

Em outras palavras: Tudo o que o adversário lhe tirou, Deus o restituirá, por causa de sua fé.   Em um só dia a vida deste homem foi inteiramente mudada, e passou de uma vida de escassez e privações econômicas, para uma vida de abundância.   Quando o favor de Deus nos alcança, Ele nos restaura e envia Suas mais ricas bênçãos sobre nossas vidas, com diz a profecia de Joel  2: 25-26: “E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o Meu povo jamais mais será envergonhado”.

Na ótica de Paulo, ele diz: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam” (1Coríntios 2:9).

4. Sentar-te-ás à Minha mesa”.   Sem ter do que se envergonhar e poder compartilhar com Ele  todos os seus desejos, é um dos maiores privilégios que qualquer pessoa pode ter, e é  o que o Senhor pôs ao alcance de cada um de nós que esteja disposto a crer nEle. As pessoas convidadas à mesa do rei, tinham que se sentar com ele todas as manhãs e o rei via os seus rostos.  Se alguém não se apresentava era porque estava doente ou porque alguma tragédia havia acontecido.  Qual é a mesa? Quando entramos na amizade com Deus, através da oração, à Sua mesa podemos ouvir a voz de Deus que está sempre no presente, cheia de promessas que estão ao alcance de cada um de nós e são nossas agora, pelo que devemos aceita-las, dizendo amém! Paulo disse: Graças a Deus que sempre nos faz triunfar em Cristo (2Corintios 2:14)

Conclusão

Como Jesus restaura nossa auto-estima?

1. Eles nos motiva a deixar o medo.

2. Ele nos oferece a sua graça.

3. Ele restaura a nossa benção material

4. Ele nos convida a sentar á sua mesa.

13 comentários sobre “COMO JESUS RESTAURA NOSSA AUTO-ESTIMA – 2 Samuel 9:6-8

  1. DEUS é maravilhosooooooooooo!!!!!! Falou muito em meu coração…neste dia. Estou a mesa com o PAI…

  2. Texto maravilhoso , é de emocionar o coração mais duro , a forma como Davi ,em nome do amor de Deus , ajuda desinteressadamente a Mefibosete.

  3. Boa foi estar reflexão, aonde Deus.Falou poderosamente, e que te abençoe mais e mais, o segredo é “E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.” Provérbios 4:4

  4. Glórias a Deus! Meus amados vendo e refletindo sobre a pessoa de Mefibosete consigo identificar que oque aconteceu na vida dele vem acontecendo na vida de milhares de pessoas em nosso tempo presente, porque o inimigo de nossa vida é o total responsável de criar esses sentimentos que Mefibosete nossos mostra, e também creio que por negligência do ser humano o inimigo entra e domina pois sabemos que o mesmo não consegue tocar em nossas vidas se estivermos na presença do pai, porque o pai cuida de seus filhos e os protege. Mais a partir do momento que saímos de sua presença começamos a dar lugar para o nosso adversário e ele nos aprisoa. Glorifico ao nome de Deus por ter enviado Cristo para nos libertar, mesmo você sendo defeituoso Cristo te asseita na mesa dele e te chama para fazer refeições todos os dias com a presença dele independente de raça, cor, sua posição na sociedade e etc, ele te ama e te quer na mesa dele. Glórias a Deus Fiquem na Paz de Deus.

  5. Louvado seja para sempre o Nome do Senhor nosso Deus e Pai, por tão grande salvação! Davi representa Cristo e Mefibosete representa o pecador, estávamos em Lodebar, sem esperança e sem salvação, mais Deus que é rico em misericórdia, pela sua Graça enviou Jesus que se vestiu de carne (de nós) e quando foi levantado na cruz atraiu a todo pecador para fazer morrer no corpo dEle, e nos ressuscitou juntamente com ele (nascer de novo), e nos fez acentar nos lugares celestiais em Cristo! Pela Graça fomos salvos! Nada mais pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, pois para sempre comeremos na mesa com o nosso Senhor! (Roma. 6; 6 – João 23;32 – Ef.2;4,5 e 6 – Rom. 8;38).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s