Ariel Roitman 1

 

Vivemos num conflito espiritual sem tréguas. Satanás não tira férias, nem folga, nem finais de semana. Ele sempre está planejando contra nós, mesmo quando sofremos alguma perda. Ele não respeita o nosso luto ou sofrimento,. É neste estágio de maior vulnerabilidade emocional e psicológica, que ele desfere seus golpes malignos. Satanás não conhece o que é uma luta limpa. Ele é mau, perverso e destruidor. Precisamos, portanto, conhecer os seus desígnios para que ele não leve vantagem sobre nós (2Corintios 2:10-11).

Em se tratando de guerra espiritual, muito se tem falado  a respeito, mas ultimamente um conceito que tem sido acatado por varios segmentos do cristianismo é o defendido por estudiosos conceituados como Peter Wagner: o conceito de que a guerra espiritual aontece em três níveis:

-         o nível solo;

-         o nível do ocultismo;

-         o nível estratégico.

Vamos conhecer melhor cada um destes níveis tomando por base o livro “Oração de Guerra, de Peter Wagner.

  1. 1. NÍVEIS DE GUERRA ESPIRITUAL

Peter Wagner fala sobre três níveis de guerra espiritual. Segundo ele “provavelemente há muitos níveis diferentes e discerníveis de guerra espiritual”. Mas, dentre os muitos níveis possiveis de guerra espiritual, três níveis são aceitos pela maioria dos líderes cristãos que militam no ministério de lbertação. Cada um destes três níveis pressupõe subdivisões que podem ser exploradas. Um detalhe importante a ser notado também é que a linha que separa um nível do outro é bem fina.

Vamos, então analisar cada um destes níveis:

  • GUERRA ESPIRITUAL A NÍVEL SOLO

Este é o ministério de expulsão de demônios (Mateus 10:1,17; Atos 8:7). O Novo Testamento nos apresenta vários casos de batalha espiritual em nível solo. Este nível é muito comum no Novo Testamento. É também a forma mais comum praticada pelos crentes, hoje em dia. Todos os “Ministérios de Libertação” ao redor do mundo estão envolvidos na Guerra Espiritual a Nivel Solo. Muitos livros que estão a venda em livrarias evangélicas e que tratam da guerra espiritual envolvem basicamente a expulsão de demônios, bem como curas físicas e emocionais e o avangelismo de maneira geral.

  • GUERRA ESPIRITUAL A NÍVEL DE OCULTISMO

Neste nível vamos lutar contra poderes demoníacos que são liberados através de feiticeiros, canalizadores da nova era, bruxos, feiticeiros, praticantes de forças ocultas, sacerdotes satanistas, adivinhos, etc. Podemos perceber que este nível de confronto espiritual é bem diferente do simples demonismo que enfrentamos no dia a dia, onde demônios atacam pessoas com alcoolismo, dores de cabeça e outros tipos de opressões. Um exemplo deste nível de Guerra Espiritual vamos encontrar em Atos 16:16-24. Neste nível de guerra espiritual vamos encontrar servos de Satanás tentando influeniar pessoas que exercem influência, tais como governantes, políticos, empresários, etc. Vamos ver alguns dados que nos mostram como se tem dado este nível de guerra em nossos dias:

  • Temos notícias de que o número de bruxos registrados na Alemanha é maior do que o número de clérigos.
  • Um missionário evangélico na França anunciou que entre os franceses, há um maior número de enfermos que consultam os médicos feiticeiros do que os médicos profissionais.
  • Possivelmente, o movimento religioso de mais rápido crescimento na América do Norte seja a Nova Era.
  • Em Portugal, um devoto católico pode escolher entre a penitência ou um despacho para purgar pecados e amansar demônios. Os padres também exercem com liberdade a função de bruxos.

Tudo isso nos faz ver que há um nível de Guerra Espiritual que está diretamente relacionado com as práticas do ocultismo.

  • GUERRA ESPIRITUAL NÍVEL ESTRATÉGICO

Neste nível temos que contender com uma concentração ainda mais perigos de poder demoníaco: os espíritos territoriais (Efésios 612). Há uma forte probabilidade de Paulo estar se referindo a espíritos territoriais nesta passagem. Em Apocalipse 12 há uma clara exposição bíblica sobre guerra espiritual a nível estratégico. Neste nível vamos nos envolver com realidades muito diferentes das que nos relacionamos nos outros níveis. Para uma visão mais abrangente da realidade da Batalha Espiritual a nível estratégico sugerimos a leitura dos livros de Frank Peretti “Este Mundo Tenebroso (vol. I e II).

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s